Sabia que você pode estar errando na hora de montar looks porque não conhece os tipos de corpos femininos e, por isso, pode não estar sabendo como valorizar os seus pontos fortes?
Chega de acreditar que existe um tipo de corpo certo. O segredo para estar mais bonita é apenas conhecer as peças que te valorizam e o que talvez não fique tão bem no seu formato de corpo.
Então, confira já o conteúdo especial que preparamos para você descobrir qual é o seu biotipo e como montar looks que valorizem ainda mais a sua beleza!
Como saber qual é o meu tipo de corpo?
Existem 5 tipos de corpos feminino:
- Retangular;
- Triangular;
- Triângulo invertido;
- Ampulheta;
- Oval.
Para te ajudar a descobrir qual é o seu, vamos conhecer melhor cada um deles e quais são as peças que mais valorizam os diferentes tipos de corpos.
👉 Veja também: Quais são os 7 estilos universais femininos?
Corpo retangular
A mulher com corpo retangular não possui muitas curvas. Geralmente, ela tem a mesma largura nos ombros, cintura e quadris, o que lembra essa aparência de retângulo na parte de cima do corpo.
O biotipo retangular é um dos tipos de corpos femininos mais comuns, principalmente em mulheres que são altas, magras e têm as pernas mais alongadas. Muitas modelos, por exemplo, têm esse biotipo.
O que valoriza o biotipo retangular?
Como esse é um biotipo mais reto, a melhor dica para valorizar o corpo retangular é criar volume na parte de cima ou na parte de baixo do corpo e usar peças que tenham a cintura mais marcada.
Algumas formas de criar volume na parte de cima do corpo:
- Blusas com detalhes nos ombros;
- Listras horizontais;
- Mangas bufantes;
- Decote U e V;
- Max colares.
Dicas para criar volume na parte de baixo do corpo:
- Saias e vestidos rodados;
- Calça flare ou mom;
- Saia evasê;
- Babados na cintura;
- Saias e vestidos com a cintura bem marcada.
Além disso, o color block também é uma boa estratégia para valorizar o biotipo retangular, já que marca bem a separação de cada parte do corpo.
Inspiração de look para corpo retangular
Para se inspirar e arrasar nos looks do dia a dia, aqui vai uma boa inspiração de look para corpo retangular: vestido soltinho com decote em V e estampa quadriculada.
O decote V com o detalhe em preto valoriza esse biotipo tipo, já o tecido fluido, a estampa e faixa amarrada na cintura ajudam a criar volume na parte debaixo do corpo, criando a sensação de mais curvas.
Dica: Se você é daquelas que não abre mão de uma calça jeans, a dica é optar por um modelo mom ou flare e combinar com regatas soltinhas, tanto de seda como em tecidos “podrinhos”.
Corpo triângulo
A mulher de corpo triângulo (ou corpo pêra) possui quadris mais largos do que os ombros e tem a cintura fina, o que lembra a forma de um triângulo, que é mais volumoso na parte de baixo.
Esse é um dos estilos de corpo mais comum entre as brasileiras. Geralmente, mulheres com o biotipo triangular têm as coxas grossas, bumbum grande e os seios pequenos ou médios.
O que valoriza o biotipo triangular?
Como o corpo triângulo tem a parte debaixo mais volumosa, o ideal é investir em peças que tirem o foco do quadril e realcem mais a parte de cima do corpo, como os ombros.
Para causar esse efeito, vale a pena apostar em:
- Blusas com detalhes nos ombros;
- Decote ombro a ombro;
- Camisetas e regatas de alcinha;
- Peças de corte reto;
- Colares mais compridos e volumosos.
👉 Veja também: 5 dicas para usar os acessórios certos
Caso seu quadril te incomode e você queira disfarçá-lo, algumas dicas para valorizar o biotipo triangular são:
- Calças fluidas, como flare, pantalonas e wide leg;
- Blazer alongado;
- Saias de modelo evasê
- Evitar cintos na altura do quadril;
- Evitar roupas no modelo sereia.
Dica: Se você gosta de usar calças leggings ou skinny, não precisa deixar de usá-las. Basta usar com blusas compridas ou assimétricas. Fica muito estiloso e ajuda a disfarçar o quadril.
Inspiração de look para corpo triângulo
Como a mulher com corpo triângulo tem os ombros mais estreitos, dá para brincar com blusas mais estruturadas, babados e até mangas bufantes. Por isso, uma inspiração de look sem erro para esse biotipo é um conjunto de calça e cropped com detalhe nos ombros.
A calça de corte reto ajuda a harmonizar a parte debaixo do corpo e disfarçar o quadril. Já o cropped ajuda a marcar a cintura, que é um ponto forte, e os babados no ombro trazem mais atenção para essa parte, equilibrando a silhueta.
Corpo triângulo invertido
Quem possui o tipo de corpo feminino triângulo invertido tem os ombros mais largos do que os quadris e a cintura. Nesse caso, a parte superior, como os ombros, as costas e os seios chamam mais atenção do que a parte debaixo do corpo.
Mulheres com corpo triângulo invertido geralmente têm as pernas mais finas e a cintura não tão marcada. Esse é um biotipo muito comum para atletas nadadoras, por exemplo, já que o nado desenvolve mais a região do ombro.
O que valoriza o biotipo triângulo invertido?
Uma vez que a parte de cima do biotipo triângulo invertido já se destaca, o objetivo é dar mais destaque para o quadril e as pernas para equilibrar a silhueta. Por isso, o ideal é apostar em peças debaixo mais volumosas.
Algumas peças que ajudam a criar a sensação de volume são:
- Calças mais largas, como jogging, pantalona ou mom;
- Saias plissadas ou rodadas;
- Shorts mais soltinhos;
- Vestidos retos;
- Blusas com babado na barra.
Já para suavizar os ombros, algumas boas dicas são:
- Evitar blusas com babados na parte de cima;
- Evitar decotes tomara que caia, canoa ou ombro a ombro;
- Apostar em decotes transpassados;
- Usar estampas verticais,
- Usar colares alongados.
Inspiração de look para corpo triângulo invertido
Na hora de montar looks para um corpo triângulo invertido, lembre-se que o objetivo é destacar a parte de baixo para equilibrar a silhueta. E, uma ótima opção para chamar a atenção para a região do quadril é apostar em um vestido com a saia mais fluida.
Nesse caso, o decote transpassado e a parte de cima sem muitos detalhes ajudam a suavizar a largura dos ombros. Já a parte debaixo mais fluida e rodada faz com que o quadril pareça maior. Além disso, a barra do vestido com babados ajuda a trazer ainda mais volume para a região.
Dica: Se preferir usar calça jeans, os modelos mais largos, como pantalona, são ótimos para criar mais volume e podem acompanhar uma blusa de cor escura sem detalhes na região dos ombros.
Corpo ampulheta
Entre os tipos de corpos femininos, o corpo ampulheta é considerado o mais harmônico. Isso porque a mulher com corpo ampulheta tem ombros e quadris na mesma largura e a cintura um pouco mais fina, formando o chamado “corpo violão”.
Esse biotipo muitas vezes é considerado o ideal por ter o corpo marcado com mais curvas, mas não é isso que determina a beleza de uma mulher. Muitas das mulheres mais lindas do Brasil, por exemplo, não têm corpo ampulheta.
O que valoriza o biotipo ampulheta?
A silhueta do corpo ampulheta é bem harmônica, por isso, esse é um biotipo fácil de ser valorizado. Ainda assim, é preciso ter alguns cuidados, como evitar combinar peças muito justas ou muito largas.
Mulheres de corpo ampulheta podem abusar de peças como:
- Decotes redondos ou em V;
- Peças de cintura alta;
- Saias lápis;
- Vestidos transpassados;
- Looks monocromáticos.
Já para não deixar o look muito marcado ou acabar deformando o corpo, é bom evitar:
- Cintura baixa;
- Peças muito amplas ou oversized;
- Combinar duas peças muito justas;
- Combinar duas peças muito curtas;
- Roupas com corte muito reto.
Inspiração de look para corpo ampulheta
O maior cuidado em looks para corpo ampulheta é não exagerar na composição e deixar o visual vulgar. Por isso, o ideal é equilibrar: quando destacar a parte de cima do corpo, não traga tanta informação para a parte debaixo.
Nessa inspiração de look para o biotipo ampulheta, o decote V ajuda a valorizar o colo e trazer destaque para essa região. A cintura bem marcada também realça as curvas, mas a calça mais fluida ajuda a equilibrar o visual.
Dica: Aposte em camisas alinhadas, em tecidos fluidos com uma saia lápis ou em calças de alfaiataria de cintura alta. Ambas são propostas mais elegantes e ideais para lugares mais formais, como o ambiente de trabalho.
Corpo oval
Por fim, quem possui o corpo oval tem a medida da cintura maior do que dos ombros e dos quadris, o que traz a sensação de uma silhueta mais oval.
Esse tipo de corpo feminino é comum em mulheres que têm mais facilidade para ganhar peso na região abdominal. Por isso, o objetivo, geralmente, é formar cintura e afinar a silhueta.
O que valoriza o biotipo oval?
Para valorizar o biotipo oval é importante trazer volume para a parte de cima do corpo e ressaltar o colo e os braços, já que isso ajuda a harmonizar esse tipo de silhueta.
Algumas peças que valorizam esse biotipo e causam esse efeito são:
- Decotes em V;
- Peças acinturadas abaixo do seio;
- Calças de corte reto;
- Mangas bufantes;
- Blusas soltinhas.
Além disso, algumas dicas para disfarçar a região da barriga:
- Evite a cintura baixa;
- Evite combinar duas peças mais largas;
- Prefira listras verticais;
- Aposte em tecidos fluidos e menos volumosos;
- Evite peças muito estampadas.
👉 Veja também: Como combinar estampas?
Inspiração de look para corpo oval
Uma inspiração de look para o corpo oval sem chance de erro é apostar nos vestidos mais amplos e acinturados. Essa modelagem ajuda a marcar a silhueta e criar a percepção de curvas mais harmônicas.
Nessa inspiração, o vestido amplo e longo é uma ótima alternativa e deixa o look mais elegante. As listras verticais também ajudam a tornar a silhueta mais alongada e a fita na cintura marca as curvas naturais, valorizando o visual.
Dica: Vale a pena também apostar em conjuntos de blusa e calça. Mas, nesse caso, prefira os mais soltinhos. O mesmo vale para os macacões amplos e com corte mais requintado, que trazem mais sofisticação para o visual.
E então: entre os tipos de corpos femininos, qual é o seu?
Independente da sua resposta, uma coisa é certa: a Hiroshima tem o look certo para você! Confira o blog da Hiro e descubra as melhores dicas e truques de moda para valorizar ainda mais a sua beleza!