Guia rápido de dress code para homens e mulheres

Foi convidada para um evento com dress code e não sabe o que vestir? Não se preocupe! Preparamos um guia completo sobre dress code para mulheres e homens nesse artigo. Confira!

O que é dress code?

Dress code significa código de vestimenta. Na prática, é um conjunto de regras que as pessoas devem seguir para se vestir em determinadas ocasiões ou eventos. O dress code é comum em casamentos e formaturas, por exemplo.

Geralmente, o dress code é indicado junto do convite para a ocasião. Essa regra é importante para você não ter dúvidas de que tipo de roupa deve usar e não ficar “mal vestida” ou “arrumada demais” para o evento.

Afinal, imagine ir à uma festa com um vestido de gala enquanto todos estão com roupas casuais? Ou o contrário, chegar em um batizado vestindo um conjuntinho florido e todos estão de terno e vestido longo.

Quando há regras estabelecidas, é fácil segui-las e se adequar à proposta do evento.

O que é dress code empresarial?

O dress code empresarial são as regras para as pessoas se vestirem no ambiente de trabalho. Ele pode estar relacionado a uniformes padronizados ou apenas ao estilo de vestimenta.

Geralmente, o dress code nas empresas reflete a imagem que a organização quer transmitir para as outras pessoas. Como uma empresa mais formal, quando todos estão padronizados, ou mais descontraída, quando os funcionários podem usar roupas mais leves, por exemplo.

O que é no dress code?

O no dress code é um movimento contrário ao código de vestimenta formal nas empresas. O objetivo é garantir que os funcionários possam se vestir como se sentirem mais confortáveis para trabalhar.

O no dress code faz parte de um novo movimento de trabalho que defende a liberdade de expressão dos colaboradores como uma maneira de ganhar em produtividade, retenção de talentos e cultura flexível.

Onde o código de vestimenta é importante?

É comum que boa parte das grandes instituições tenham um tipo de código de vestimenta definido, como:

  • Empresas;
  • Escritórios de advocacia;
  • Tribunais;
  • Igrejas e templos.

Também é muito comum um convite para algum evento indicar qual deve ser o estilo de vestimenta ideal para a ocasião. Geralmente, também vemos o dress code em convites de:

  • Casamentos
  • Formaturas
  • Batizados
  • Festas
  • Reuniões

O que usar quando o convite não informa o dress code?

Quando não houver dress code especificado, a melhor opção é perguntar a quem fez o convite qual é a roupa adequada para o evento. Não tem como perguntar? Pesquise sobre o local, tente contato com outras pessoas que já visitaram ou que já frequentaram o mesmo tipo de evento.

Principais tipos de dress code e o que usar em cada um

Muita gente fica confusa com alguns dos termos que acompanham um código de vestimenta: esporte, esporte fino, black tie. Afinal, o que isso quer dizer?

Para te ajudar a entender como se vestir em cada ocasião, preparamos esse guia rápido dos principais dress codes pedidos e exemplos do que vestir para mulheres e homens. Confira!

Casual/Esporte

O dress code casual/esporte é basicamente um código de não-vestimenta, quando você pode usar roupas mais confortáveis. Normalmente, esse tipo de roupa é indicado para eventos durante o dia, onde não existem muitas regras específicas a serem seguidas.

Mas é preciso atenção! Ao contrário do que pode parecer, esse estilo não está relacionado com roupas esportivas. Na verdade, o melhor é evitar esse tipo de look para eventos sociais.

Estilo casual para mulheres

Estilo casual esportivo feminino
Dress code casual feminino (fonte: Pinterest)

Pegue seu jeans favorito e uma bela camiseta, esse é o momento para looks bem despojados! Você também pode apostar em vestidos soltos, saias longas ou macacões. Cores neutras, estampas delicadas e detalhes em renda são bem-vindos. 

Nesse estilo, prefira usar sapatos mais baixos, como tênis ou rasteirinhas. Se quiser usar salto, prefira os mais baixos e com salto mais grosso.

Dica: Para dress code casual/esportivo, prefira maquiagens leves e acessórios sem muito brilho.

Estilo casual para homens

Estilo casual esportivo masculino
Dress code casual masculino (fonte: Pinterest)

Pense em uma roupa básica: camisa, jeans e tênis. Esse é o look casual/esportivo. Você também pode optar por intensificar com calças cáqui, cargas ou de sarja combinadas com uma camisa polo ou camisas de botão.

Dica: Evite camises com estampas ou frases ou ofensivas.

Business casual

O dress code business casual é um “downgrade” do dress code formal. Geralmente, esse é o código de vestimenta que a maioria das pessoas usa para trabalhar em escritórios e empresas.

Nesse estilo, é importante manter a elegância e a seriedade, mesmo que ele não seja tão rígido quanto o dress code formal. Há espaço para trazer um pouco de modernidade no look.

Estilo business casual para mulheres

Dress code business casual feminino
Dress code business casual feminino (fonte: Pinterest)

O mais importante é evitar roupas curtas e muito justas ou decotadas. Prefira sempre uma calça de alfaiataria ou uma saia midi. Se optar pela calça jeans, prefira as de corte reto e sem nenhum tipo de rasgo.

Na parte de cima, o blazer é uma excelente peça para compor o visual e deixar o look mais formal. Mesmo no estilo business casual, um salto baixo ainda é bem-vindo.

Dica: Use o cabelo bem alinhado, maquiagem básica e evite acessórios muito extravagantes.

Estilo business casual para homens

Estilo business casual masculino
Dress code business casual masculino (fonte: Pinterest)

Como não há necessidade do terno, é possível usar calças cáqui, calças de alfaiataria ou mesmo um jeans mais escuro e sem rasgos. 

Na parte de cima, as camisas sociais podem ou não vir acompanhadas da gravata. Blazer e terceiras peças de tricô também são bem-vindas para montar o look. Complete com um sapato ou mocassim.

Dica: Se preferir usar camisa por baixo da camisa social, evite que o colarinho dela apareça.

Esporte fino ou Passeio

O dress code esporte fino ou passeio é muito comum para eventos sociais, como coquetéis, festas de inauguração ou formaturas. É um estilo mais elegante e sofisticado, mas que não chega a ser formal.

Nos trajes de esporte fino, é bom que os tecidos sejam mais refinados. Boas opções são o linho, a seda e o crepe, por exemplo.

Estilo esporte fino para mulheres

Esporte fino feminino
Dress code esporte fino feminino (fonte: Pinterest)

Para mulheres, o estilo esporte fino pede vestidos que podem ser curtos, midi ou longos, dependendo da ocasião. Pantalonas também são uma boa opção, caso você prefira algo mais formal.

Eventos durante o dia, pedem looks mais clássicos. À noite, é possível ousar nos brilho, no requinte e até mesmo um pouco na sensualidade.

Dica: A maquiagem pode ser mais marcada no dress code esporte fino. Para eventos à noite, batons escuros ficam bem.

Estilo esporte fino para homens

Esporte fino masculino
Dress code esporte fino masculino (fonte: Pinterest)

No estilo esporte fino, prefira uma calça social acompanhada de um blazer – que não precisa ser da mesma cor. O ideal é que a camisa seja de manga comprida, ela pode ser colorida desde que não tenha estampas muito chamativas.

Se o evento for durante o dia, prefira as cores claras. Se for no fim da tarde ou à noite, os ternos escuros com gravata são mais recomendados. Sapatos de couro ou sapatênis (dependendo do look) podem compor o visual.

Dica: Se usar cinto, o sapato pode combinar sendo da mesma cor.

Passeio completo/Social

O dress code passeio completo ou social é usado para ocasiões mais formais e elegantes. Geralmente, essa recomendação vem no convite de casamentos, formaturas ou jantares especiais.

Assim como o evento, os trajes de passeio completo são mais chiques, como vestidos longos e ternos. E também em tecidos mais nobres, como o cetim.

Estilo passeio completo para mulheres

Passeio completo feminino
Dress code passeio completo feminino (fonte: Pinterest)

Mulheres podem apostar nos brilhos, decotes e transparências nos trajes de passeio completo (sempre com moderação, não use todos esses elementos juntos). Os looks podem ser poderosos e ousados.

Bolsas pequenas de mão são úteis e, principalmente, uma composição fina e elegante para o visual. No frio, echarpes e xales podem ser usados.

Dica: O dress code passeio completo pede maquiagens elaboradas, acessórios e joias finas.

Estilo passeio completo para homens

Passeio completo masculino
Dress code passeio completo masculino (fonte: Pinterest)

O mais recomendado é usar ternos escuros, com a calça e o blazer da mesma cor. A camisa deve ser lida e, de preferência, clara. Nesse dress code, é importante usar gravata e sapatos sociais.

O passeio completo é um estilo clássico. Por isso, prefira as cores também clássicas, como branco, preto ou azul.

Dica: Nesse estilo, a cor do sapato obrigatoriamente deve combinar com a cor do cinto.

Formal/ Black Tie

O dress code formal ou black tie são reservados aos eventos mais sofisticados de todos, aqueles dignos de Oscar. Nesses casos, você provavelmente estará cercada por uma multidão cheia de smokings e vestidos até o chão.

Eventos que pedem trajes black tie são cheios de glamour. Por isso, é importante usar roupas em tecidos extremamente nobres e que tenham presença no ambiente.

Black Tie para mulheres

Black tie feminino
Dress code black tie feminino (fonte: Pinterest)

Você estará segura usando um vestido de noite longo chique e até o chão. Caudas, decotes, fendas e pedrarias também são bem-vindas para compor o visual junto de um belo salto alto.

Nesse caso, tudo deve transparecer elegância: cabelos, maquiagem, joias, acessórios. O visual como um todo precisa estar impecável e muito nobre.

Dica: O acessório mais importante de um dress code black tie é o comportamento. Não basta parecer, é preciso ser elegante.

Black Tie para homens

Black tie masculino
Dress code black tie masculino (fonte: Pinterest)

O black tie para homens é o smoking completo. É o traje de gala mais clássico possível com tudo que ele tem direito: cetim na lapela, faixa na cintura, gravata borboleta e abotoaduras.

O sapato deve ser de verniz e extremamente lustrado. A gravata não precisa ser necessariamente preta, você também pode optar por usar um terno preto com camisa branca e gravata conservadora.

Dica: O black tie masculino é sempre o mais clássico possível.

Quer mais dicas sobre moda, tendências e dicas de look? Clique aqui para acessar o blog da Hiroshima e conferir tudo o que você precisa saber sobre o assunto!