Guia rápido de “dress code” para homens e mulheres

Dress code é um padrão de vestimenta estabelecido para um determinado ambiente, como nas forças armadas, em uma escola ou empresa, ou em um grupo cultural. Quando você diz que um determinado lugar ou função tem um código de vestimenta, isso significa que eles têm um conjunto de regras sobre que tipo de roupa pode ser usada lá. 

Onde o tipo de vestimenta é importante?

É comum que boa parte das instituições tenham um tipo de roupa definido para participar de um determinado espaço.

  • Empresas
  • Escritórios de advocacia
  • Tribunais
  • Igrejas e templos

Também é muito comum um convite para algum evento indicar qual deve ser o estilo de vestimenta da ocasião. É comum lermos o dress code em convites de:

  • Casamentos
  • Formaturas
  • Batizados
  • Festas
  • Reuniões

Porque o estilo de vestimenta é importante?

O dress code e importante para você não ter dúvidas de que tipo de roupa deve usar. Imagine você ir à uma festa com um vestido de gala enquanto todos têm roupas casuais? Ou o contrário, você chega em um batizado vestindo um conjuntinho florido e todos estão de terno e vestido longo…

Acima de tudo, esclarece a confusão para a maioria das pessoas sobre o que se espera delas – ninguém quer ser aquela pessoa que está mal vestida ou pior, vestida demais. Quando há regras estabelecidas, é fácil segui-las.

Dres code em empresas

Da mesma forma, o dress code nas empresas e locais formais é importante ara que toda a equipe e visitantes possam trabalhar em sintonia.

Um código de vestimenta indica conformidade, um senso de pertencimento e, até certo ponto, um senso de disciplina. Cria uma atmosfera de uniformidade. Dá-lhe um método para se identificar com um grupo maior através da forma como se veste.

Tipos de códigos de vestimenta

Muitas pessoas ficam confusas com alguns dos termos que acompanham um código de vestimenta – casual vs casual de negócios; formal vs black tie etc. Este post visa esclarecer a confusão até certo ponto. 

Casual

Casual é basicamente um código de não-vestimenta, e você pode usar roupas confortáveis.

Estilo casual para homens

Guia rápido de "dress code" para homens e mulheres 1
Dress code casual masculino (fonte: Pinterest)

Para ele: pense em uma roupa bem comum. T-shirt, jeans e tênis são apropriados. Você também pode optar por intensificar com calças cáqui, cargas, uma camisa polo ainda se encaixar bem.

Dica: Evite camisetas gráficas inflamatórias ou ofensivas!

Estilo casual para mulheres

Guia rápido de "dress code" para homens e mulheres 2
Dress code casual feminino (fonte: Pinterest)

Para ela: Pegue seu jeans favorito! Você pode optar por uma camiseta confortável ou vestir um pouco as coisas com um top estiloso, joias ou até mesmo um blazer. Dependendo da natureza do evento, seu calçado pode variar com segurança de tênis a saltos e botas. 

Dica: Para eventos ao ar livre, os tênis são melhores, pois os saltos podem afundar em solo macio.

Business casual

Business Casual é o que muitas pessoas normalmente usam para trabalhar no escritório.

Trajes casuais de negócios são bastante ambíguos, mas geralmente significam calças, calças cáqui ou uma saia com uma camisa, blusa ou polo. Vestidos e casacos esportivos sazonais também se enquadram nesse código de vestimenta.

Homens

Guia rápido de "dress code" para homens e mulheres 3
Business casual masculino (fonte: Pinterest)

Para ele: use um belo par de calças cáqui combinadas com uma camisa polo ou outra camisa de colarinho. Sapatos ou mocassins são apropriados. 

Dica: Evite as rugas; passe sua camisa e calça! Camisas de colarinho estampado são uma boa opção para uma sensação menos vistosa do que suas contrapartes sólidas.

Mulheres

Guia rápido de "dress code" para homens e mulheres 4
Dress code business casual (fonte: Pinterest)

Para ela: Calças ou calças cáqui com um top da moda são apropriados. Uma saia casual também é uma opção. Sinta-se à vontade para vestir sua roupa com saltos, joias e/ou acessórios, se desejar. 

Dica: Use o cabelo no estilo do dia a dia e evite exagerar com maquiagem ou perfume.

Smart Casual

Smart Casual (ou dressy casual) é basicamente uma combinação de códigos de vestimenta casual, business casual e business, onde você pode combiná-los em um conjunto “inteligente”.

Homens

Guia rápido de "dress code" para homens e mulheres 5
Exemplos de smart casual masculino (fonte: Pinterest)

Para ele: Esta é a sua oportunidade de combinar jeans com um casaco esportivo. Khakis, calças, coletes e gravatas são outras ótimas opções para entrar no mix. 

Dica: Se optar por jeans, seu jeans deve parecer um pouco vistoso, novo e afiado, sem desgaste ou furos.

Mulheres

Guia rápido de "dress code" para homens e mulheres 6
Dress code smart casual feminino (fonte: Pinterest)

Para ela: É mais seguro ir com uma calça ou uma saia, embora você também possa usar um belo par de jeans escuros com um top de colarinho ou de outra forma vistoso. Coloque um blazer para um toque extra de classe. 

Dica: Para o Smart Casual, você deve parecer elegante, elegante e bem montado.

Business

Traje informal pode ser um equívoco, pois exige um pouco de formalidade (não deve ser confundido com traje casual). Trajes de negócios e informais são mais sofisticados do que Smart Casual, muitas vezes sinalizando a necessidade de ternos, gravatas e vestidos.

Homens

Guia rápido de "dress code" para homens e mulheres 7
Dress code business para trabalho, masculino (fonte: Pinterest)

Para ele: Use terno com gravata. Você também pode optar por calças bonitas com uma jaqueta esportiva e gravata.

Mulheres

Guia rápido de "dress code" para homens e mulheres 8
Dress code business para trabalho, feminino (fonte: Pinterest)

Para ela: Use um terno ou vestido estilo negócios com saltos (alto ou baixo).

Dica: Para códigos de vestimenta de negócios e informais, atenha-se às cores comerciais: preto, azul marinho, cinza ou marrom.

Semi formal

O traje semiformal é mais chique do que o traje de negócios, mas apenas um pouco abaixo dos smokings formais e vestidos extravagantes.

Homens

Guia rápido de "dress code" para homens e mulheres 9
Dress code semi formal masculino (fonte: Pinterest)

Para Ele: Use um terno escuro com gravata longa. 

Dica: Quanto mais formal for o código de vestimenta, menos expressão você terá para determinar suas opções de vestimenta; isto é particularmente verdadeiro para os homens.

Mulheres

Guia rápido de "dress code" para homens e mulheres 10
Dress code semi formal feminino (fonte: Pinterest)

Para ela: Este é o momento perfeito para sair aquele vestidinho preto. A maioria das mulheres usará um vestido de noite curto e elegante, embora você também possa optar por separações elegantes. 

Dica: As mulheres devem evitar vestidos muito curtos e saias com menos de 2,5 cm acima do joelho.

Formal / Black Tie / Black Tie Opcional

Eventos Formal, Black Tie e Black Tie Os eventos opcionais estão entre os mais sofisticados de todos os códigos de vestimenta, e você provavelmente estará cercado por uma multidão cheia de smokings e vestidos até o chão.

Black Tie para homens

Guia rápido de "dress code" para homens e mulheres 11
Exemplo de black tie masculino com gravata borboleta (fonte: Pinterest)

Para Ele: Use um smoking com todos os babados (colete/faixa, abotoaduras, etc.) Para Black Tie Opcional, você também pode optar por usar um terno preto com camisa branca e gravata conservadora. 

Dica: Um código de vestimenta Black Tie não o limita necessariamente apenas a gravatas “pretas”, mas você pode optar por um smoking preto com qualquer gravata/faixa combinando de sua escolha.

Black Tie para mulheres

Guia rápido de "dress code" para homens e mulheres 12
Guia rápido de "dress code" para homens e mulheres 13

Para ela: Você está mais seguro usando um vestido de noite longo e até o chão. Um vestido muito chique que não seja até o chão também pode ser apropriado. 

Dica: Use seu ouvido em um elegante updo ou updo parcial e coloque jóias extravagantes para esta ocasião.

Guia rápido de "dress code" para homens e mulheres 14

Revenda de roupas por catálogo

Com milhares de peças à disposição, a Hiroshima Catálogos é a opção mais vantajosa para quem busca renda extra através da revenda de roupas femininas, masculinas e infantis.

Receba em casa e comece a revender.

Perguntas e respostas

O que significa um código de vestimenta?

Um código de vestimenta é um conjunto de padrões e regras para que tipo de roupas e trajes são considerados apropriados para ocasiões específicas. Essas regras são importantes para desenvolver uma imagem específica e enviar uma mensagem. É também uma maneira de criar uma comunidade coesa e um sentimento de pertencimento.

Como escolho um código de vestimenta?

O código de vestimenta que você escolher dependerá da ocasião, local, hora do dia e menu. A gravata branca é reservada para eventos excepcionalmente formais com jantares de vários pratos servidos pela equipe. Enquanto isso, o Black Tie e suas variações também são muito formais e combinam com eventos importantes, como galas, grandes casamentos ou aniversários marcantes. As ocasiões no início da noite se encaixam bem nos estilos semi-formais e de coquetel e geralmente apresentam canapés e bebidas. O formal de negócios é apropriado para almoços poderosos e locais de trabalho, enquanto o casual de negócios é ótimo para sextas-feiras despojadas. Por fim, o casual inteligente é melhor para almoços de churrasco, enquanto o traje casual e limpo combina com todas as outras ocasiões sociais.

O que usar quando o convite não informa o dress code?

A dica é simples: pergunte a quem fez o convite qual é a roupa adequada para o evento. Não tem como perguntar? Pesquise sobre o local do evento, tente contato com outras pessoas que já visitaram o local ou já frequentaram o evento.