Barbiecore: o que é a tendência do Rosa Barbie e como usar?

Quem nunca sonhou em se vestir como uma boneca? Principalmente se estivermos falando da boneca mais famosa do mundo: a Barbie.

Se você — assim como toda menina dos anos 90 — também já quis adotar o estilo “mundo rosa”, saiba que isso vai ser totalmente possível nesse verão com a tendência Barbiecore

Nessa trend que saiu das telas do cinema direto para os nossos guarda-roupas, veremos muito rosa em looks monocromáticos, tom sobre tom, paetês, brilho e tudo mais que um look de boneca merece.

Continue a leitura e confira tudo o que você precisa saber sobre a trend do Barbiecore: o que é, como surgiu, como montar looks com o que você tem em casa e 7 ideias de looks prontos para se inspirar e arrasar. Veja agora!

O que é Barbiecore?

A tendência Barbiecore é um estilo de moda que se inspira na imagem da boneca Barbie e se caracteriza por looks totalmente rosa e um visual feminino e alegre. 

Inspirado na boneca mais famosa do mundo, o Barbiecore surgiu em 2022 depois da divulgação do live-action da Barbie, com a atriz Margot Robbie. Logo em seguida, a tendência começou a aparecer em looks de celebridades e fashionistas.

Imagens do live-action da Barbie com a atriz Margot Robbie.
Imagens do live-action da Barbie com a atriz Margot Robbie.

A tendência do “look Barbie” ganhou ainda mais força depois de aparecer em desfiles de alta costura ao redor do mundo, como o da Valentino, com o tom Valentino Pink que dominou as passarelas.

Valentino Pink: o tom foi destaque na passarela da Valentino.
Valentino Pink: o tom foi destaque na passarela da Valentino.

A volta da moda dos anos 2000 (moda Y2K) foi o toque final para que o Barbiecore se tornasse a maior aposta entre as tendências para o verão 2023. Isso porque ela também resgata outras peças que têm tudo a ver com o visual da Barbie, como:

  • Camisetas baby look;
  • Jeans de cintura baixa;
  • Minissaias;
  • Botas de cano alto;
  • Penteados;
  • E maquiagens coloridas. 
Modelo em vestido rosa Hiroshima.
A principal característica do Barbiecore é o look totalmente rosa.

Como usar Barbiecore?

Há várias formas de aderir à tendência Barbiecore: looks tom sobre tom, all pink, mix de cores, diferentes tons de rosa, acessórios, paetês e muitas outras opções.

E, para te ajudar a montar o seu próximo look, separamos aqui 5 dicas de como montar um look inspirado na trend Barbiecore. Confira!

All pink

O look all pink é um visual monocromático, que usa o mesmo rosa em todas as peças. Essa é uma boa dica de como usar a tendência Barbiecore, principalmente para quem tem dificuldade na hora de combinar looks coloridos.

E, apesar do rosa ser uma cor que remete muito ao romantismo e à delicadeza, também é possível montar produções mais formais e elegantes com essa cor. 

No geral, a regra é que tons mais claros de rosa transmitem mais romantismo, enquanto tons mais vibrantes trazem mais impacto e criatividade. No ambiente de trabalho, por exemplo, é possível equilibrar a imagem escolhendo peças mais formais e de corte mais reto, como a alfaiataria.

Zendaya de terninho rosa.
Famosas que adotaram o Barbiecore all pink: Zendaya Coleman.

Tom sobre tom

Outra forma de aderir ao Barbiecore é com looks tom sobre tom. Ou seja, misturando peças com diferentes tons de rosa, como pink, fúcsia, rosa queimado, rosa bebê e o rosé, por exemplo.

Aqui, a dica é apostar em dois tons de rosa por vez. Uma ideia de look Barbie em tom sobre tom, por exemplo, é usar um short de alfaiataria rosa pink com uma camiseta de tecido mais fluido no rosé.

Jade Picon em look todo rosa.
Famosas que adotam o Barbiecore tom sobre tom: Jade Picon.

Rosa e branco

Para quem acha demais um look todo rosa, a dica é apostar em uma peça branca para criar contraste e evitar o all pink. Acredite: rosa e branco são sempre uma dupla infalível na moda.

Uma blusa branca básica por baixo de um conjunto de alfaiataria rosa ou em conjunto com uma calça pantalona rosa pink, por exemplo, quebra um pouco do romantismo e delicadeza do look.

Lele Burnier em terninho rosa e cropped branco.
Famosas que adotam o Barbiecore rosa e branco: Lelê Burnier (TikTok).

Acessórios pink

Outra forma de começar devagar na tendência Barbiecore é apostar no rosa em acessórios, como bolsas, brincos, sapatos e cintos, por exemplo.

Esse pode ser, inclusive, um truque para trazer um único ponto de cor no look ou um elemento de contraste ou harmonia entre diferentes tons de rosa.

Lizzo com look all black e bolsa rosa pink.
Famosas que adotam o Barbiecore nos acessórios: Lizzo.

Paetê rosa

Se engana quem pensa que o paetê deve ficar reservado para ocasiões super especiais, como festas de casamento e formatura. Na verdade, o brilho é uma das principais tendências para esse ano — inclusive para eventos durante o dia.

E, a boa notícia, é que o paetê rosa é o novo preto! Ou seja, a trend do Barbiecore também chega cheia de brilhos e possibilidades. Aqui, a dica é combinar o paetê com peças mais básicas, lisas e sem estampas.

Anne Hathaway de look all pink em paetê rosa.
Famosas que adotam o Barbiecore nos acessórios: Anne Hathaway.

7 looks Barbiecore para se inspirar

Nos Catálogos Hiroshima, você encontra essa super tendência para o verão 2023 em várias peças e estilos. Confira agora 10 ideias de visual para se inspirar na tendência Barbiecore

Vestido rosa curto com babados

Unindo o Barbiecore à tendência das roupas com babados, esse modelo de vestido curto com babados é ideal para compromissos durante o dia. O detalhe discreto no decote e a saia transpassada bem fluida criam um visual casual perfeito para o verão.

Vestido curto rosa com transpasse de babados na saia.
Vestido curto rosa com transpasse de babados na saia.

Macaquinho rosa com cropped

Macaquinhos são peças-chave para os dias em que estamos sem criatividade para compor a produção. Nesse modelo em conjunto com o top, a grande vantagem é poder usar a parte de cima separada também em outros looks.

Macaquinho rosa em malha com cropped.
Macaquinho rosa em malha com cropped.

Vestido rosa romântico

Para quem adora o estilo romântico, esse modelo de vestido rosa com babados traz toda a delicadeza que se espera para um look all pink clássico.

Com marcação na cintura, saia fluida, comprimento clássico, babados nas mangas e laço delicado no decote, o modelo é versátil e pode ser usado em todos os tipos de compromisso, de passeios à tarde a jantares românticos à noite.

Vestido rosa rodado com babados na manga.
Vestido pink rodado com babados na manga.

Vestido midi rosa

A produção que é a cara do verão: vestido midi pink, soltinho, com saia em camadas e na cor que é a principal tendência da estação, o rosa Barbie

O modelo todo larguinho fica excelente com tênis branco ou rasteirinha e é a pedida certa para aproveitar o calor com muito conforto sem abrir mão do estilo.

Vestido midi rosa com saia três marias.
Vestido midi rosa com saia três marias.

Vestido rosa básico

Mais uma opção super versátil para se jogar no estilo Barbiecore é esse vestido rosa básico — mas cheio de possibilidades.

Com corte mais reto que se adapta aos diferentes tipos de corpos, o modelo fica bem tanto com tênis, para um passeio casual durante o dia, quanto com uma sandália de salto com amarração, para um compromisso mais elegante à noite.

Vestido rosa corte reto.
Vestido rosa corte reto.

Vestido rosa elegante

Para quem prefere o estilo clássico, mas quer ficar atualizada com as principais tendências, esse modelo de vestido tubinho une a estética Barbiecore à nova febre dos recortes nos detalhes das mangas. Perfeito para ocasiões mais formais, como o ambiente de trabalho.

Vestido tubinho estilo clássico na cor rosa com recorte nas mangas.
Vestido tubinho estilo clássico na cor rosa com recorte nas mangas.

Vestido rosa plus size 

A tendência Barbiecore chegou mais democrática do que nunca — o rosa é para todas! 

Essa opção de vestido moda plus rosa é ideal para aproveitar a trend nesse verão. A dica é apostar em um cinto para marcar a cintura e moldar a silhueta, valorizando todas as curvas. Para combinar, o modelo fica pode ser usado com tênis ou em uma versão mais chique, com uma sandália de salto.

Vestido plus size rosa mangas fluidas.
Vestido plus size rosa mangas fluidas.

Viu como é fácil entrar para essa trend? O Barbiecore é para todas e, com certeza, vai entrar nas suas tendências preferidas de moda feminina para esse verão

Acesse já o blog da Hiro e confira dicas e truques de moda que você precisa saber para nunca mais errar na hora de montar um look!

Veja também: