Seja floral, xadrez, geométrica, listras ou qualquer outra: é impossível não amar as estampas. Mas também pode ser muito difícil combiná-las se você não dominar alguns truques de estilo.
Afinal, que atire a primeira pedra a mulher que nunca deixou de usar uma roupa estampada por não saber como combinar estampas sem parecer brega ou deixar o visual com uma aparência sobrecarregada.
Mas saiba que com a combinação de estampas certas, você pode ficar elegante de uma forma única, valorizar a silhueta e transmitir muito da sua personalidade através do seu look.
E, para te ajudar nessa tarefa, preparamos esse guia completo para você aprender tudo sobre looks estampados e arrasar sem medo no seu próximo mix de estampas. Confira!
Estampa engorda: verdade ou mito?
Algumas estampas causam efeitos que podem valorizar — ou não — o seu visual. No geral, as estampas têm proporções e é isso que pode fazer com que um look cause a sensação de “engordar”.
Explicando de forma simples, estampas maiores podem causar a sensação de aumentar ou “engordar” a região do corpo onde ela está. Da mesma forma, estampas menores podem causar o efeito contrário, criando a sensação de diminuir ou “emagrecer”.
O efeito é parecido no caso das listras. Listras horizontais alargam a silhueta, por exemplo, fazendo ela parecer maior. Já as listras verticais alongam, dando a impressão de uma estrutura mais fina.
A verdade é que muitas regras de moda que antes eram inquebrantáveis, como o fato de que combinar estampas engorda, caíram por terra. Hoje, você pode usar o que quiser sem medo, basta conhecer o efeito que cada peça pode causar.
Isso porque as estampas cabem para todos os estilos, e mesmo mulheres de estilo elegante ou clássico — vale a pena ler nosso artigo sobre os 7 estilos universais — acabam usando estampas diferentes uma vez ou outra.
Qual a diferença entre estampa rica e estampa pobre?
Sabe quando você usa uma peça estampada e sente a aparência “carregada”, brega, cafona? Pois é, essa é a diferença entre uma estampa rica e uma estampa pobre. Estampas pobres pesam o look, enquanto estampas ricas trazem requinte para o visual.
Mas para não errar na hora de escolher a estampa ideal para cada estilo, nós temos alguns truques:
- Prefira estampas que não exagerem no número de cores. Quanto mais cores, menos elegante a estampa será;
- Perceba se as cores combinam entre si;
- Evite estampas em tecidos totalmente sintéticos;
- Para estampas animal print, escolha modelos com cores e padronagens parecidas com a estampa original do bicho;
- Para estampas florais, prefira peças com apenas 2 cores e uma única padronagem;
- Para estampas de listras, aposte em cores neutras, como o azul marinho ou preto e branco.
5 dicas para não errar na combinação de estampas
Apesar da moda estar cada dia mais livre e as possibilidades para combinar estampas serem cada vez maiores, existem alguns truques que aumentam a chance de deixar seus looks ainda mais incríveis, porque aliam criatividade e harmonia visual.
Quer ver só? Confira agora 5 dicas infalíveis de como combinar uma peça estampada sem parecer brega.
Peça estampada como ponto focal
Se você tem medo de usar uma roupa com uma estampa muito chamativa e sobrecarregar o visual, essa é a dica ideal. Transformar a peça estampada em um ponto focal significa que ela será o único ponto de atenção do seu look.
Ou seja, todos os olhares vão se dirigir para ela à primeira vista. E, para isso, é preciso combinar essa peça com o restante do visual mais neutro.
Na prática, o ponto focal com estampa pode ser qualquer peça: blusa, calça, blazer e até o sapato. Se for um look com uma blusa muito estampada, por exemplo, aposte em uma parte de baixo lisa, acessórios mais básicos e um penteado discreto para equilibrar.
Esse truque transforma looks básicos em produções mais criativas e elegantes, porque trazem um toque de originalidade com a estampa.
Estampas com a mesma paleta de cores
Uma das maiores dúvidas na hora de como combinar estampa com estampa é em relação às cores, já que as peças estampadas, geralmente, possuem mais de uma cor.
Para não errar na hora de montar o look, a dica é combinar pensando sempre na cor predominante da estampa. Assim, você pode tanto repetir a cor na outra peça — seja ela lisa ou estampada —, como fazer combinações diferentes usando o círculo cromático.
Saiba mais: Como combinar looks usando o círculo cromático?
Outra possibilidade é fazer a combinação por contraste do fundo. Por exemplo, se a peça de cima for estampada com um fundo claro, ela pode combinar com uma peça de baixo estampado de fundo escuro.
Manter essa harmonia de cores na hora de combinar estampas, ajuda a trazer mais conforto visual para o look, deixando a imagem mais agradável aos olhos.
Estampas clássicas
Misturar estampas clássicas é uma dica infalível! Quando o assunto é como combinar estampas de um jeito prático, rápido e sem medo de errar, essa é a melhor aposta.
As estampas que são clássicos atemporais da moda são:
- Poá (bolinhas);
- Listras;
- Floral;
- Xadrez príncipe de Gales.
Geralmente, esses desenhos combinam naturalmente entre si e são uma ótima opção para combinar duas estampas, principalmente se tiverem cores parecidas.
Mesma estampa de tamanhos diferentes
Outro truque de como combinar uma peça estampada é usar a mesma estampa em tamanhos ou formatos diferentes.
No caso do poá, por exemplo, você pode apostar em uma saia de bolinhas pretas maiores e em uma blusa de bolinhas branca menores — ou vice-versa. Listras horizontais também podem combinar com listras verticais e assim por diante.
Outra dica é usar estampas do mesmo tamanho, como combinações de estampa mini com estampa mini ou estampa média com estampa média. O único cuidado é com estampas maiores, que geralmente não combinam bem entre si.
Estampa negativa e estampa positiva
O preto e o branco formam uma dupla incrível desde sempre na história da moda! E, quando o assunto é mix de estampas, a proposta clássica do P&B não poderia ficar de fora.
Se você ainda tem dúvidas de como combinar estampas, a dica é usar a mesma estampa com contraste de cores. Ou seja, uma peça com fundo escuro e outra com fundo claro.
Essa combinação é agradável aos olhos por se tratar do mesmo desenho em tons diferentes e pode tornar o look ainda mais elegante.
Como combinar vestido estampado com sapato?
Para combinar sapatos com vestido estampado você tem muitas alternativas — e todas elas são muito fáceis! Mas a dica de ouro e mais simples de todas é repetir uma das cores da estampa nos pés.
Não quer arriscar? Então, vá no nude! O sapato nude é curinga em qualquer produção e pode salvar o seu visual de forma simples e rápida. Com vestidos estampados mais elegantes, em eventos mais formais, você ainda pode apostar em um pouco mais de brilho.
Já para o dia a dia, sinta-se livre para abrir mão do salto e usar tênis com vestido ou até mesmo coturnos, que criam um contraste muito estiloso.
Agora que você já sabe tudo sobre como combinar estampas, é hora de tirar aquela peça estampada que está parada no guarda-roupa e montar o seu melhor look! Aproveite e confira outras dicas de moda para looks perfeitos no blog da Hiroshima!
Dúvidas Rápidas:
Estampa de zebra combina com que cor?
A estampa de zebra combina com cores como branco, rosa pink, verde e roxo.
Estampa de onça combina com que cor?
A estampa de onça combina com cores como amarelo, mostarda, marrom, vermelho e verde.