O WhatsApp é o aplicativo de comunicação mais usado globalmente, com quase 1,5 bilhão de usuários mensais ativos. Agora, há muito potencial para alcançar clientes e fazer com que eles compartilhem um link para sua página comercial. Este artigo do blog explicará como você pode configurar e vender no WhatsApp, além de algumas vantagens e desvantagens de usar essa plataforma.
Para ajudá-lo ainda mais, o WhatsApp introduziu uma versão comercial de seu aplicativo que ajuda os proprietários de pequenas empresas a interagir mais facilmente com os clientes, fornecendo ferramentas para automatizar, classificar e responder rapidamente às mensagens
Configure em 6 etapas fáceis
É fácil configurar o WhatsApp Business. Realmente não há muitos passos em comparação com outras plataformas. Abaixo está um guia passo a passo sobre o que você precisará fazer para configurar seu perfil do WhatsApp Business:
- Vá para a Android ou Apple App Store e procure por ‘WhatsApp Business’. Em seguida, clique em baixar.
- Registre-se com um número comercial em vez de seu número privado, caso contrário, ele mesclará seus bate-papos pessoais do ‘WhatsApp’ com sua conta comercial.
- Insira os seguintes detalhes: Nome da empresa, Logotipo da empresa, Categoria da empresa.
- Adicione informações comerciais adicionais nas configurações, como horário de funcionamento, URL do site e uma breve descrição do que você faz.
- Vá para a guia ‘Catálogo’ nas configurações para adicionar fotos, preços e descrições de seus produtos.
- Promova sua página do WhatsApp Business usando o link da página nas configurações para compartilhar com clientes, amigos e familiares atuais.
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Benefícios de usar o WhatsApp Business
Aplicativo de comunicação ‘mais usado’ globalmente
O WhatsApp é o aplicativo de comunicação mais usado globalmente com quase 1,5 bilhão de usuários ativos, permitindo oportunidades de alcançar clientes em potencial compartilhando seu link do WhatsApp Business. Isso significa que a maioria, senão todos os seus clientes-alvo, terão o WhatsApp, por isso é uma maneira excelente e fácil de se comunicar com seus clientes de acordo com a conveniência deles.
Suporta uma variedade de conteúdo de mídia
O aplicativo de negócios oferece suporte a conteúdo de vídeo, permitindo que você compartilhe vídeos de recursos do produto, gifs de ‘como usar’ para interagir com seus clientes e compartilhar conteúdo útil com eles.
WhatsApp Web
Isso pode ser ativado nas configurações do aplicativo, permitindo que você gerencie todos os seus bate-papos pela web. Às vezes, é mais fácil gerenciar seu conteúdo e bate-papos em uma tela maior. Tem outras vantagens, como permitir que um funcionário faça vendas pelo aplicativo e outro envie mensagens pelo computador, também é mais rápido digitar mensagens e acessar outros canais sociais em que você está disponível.
Listas de transmissão
As listas de transmissão permitem que você envie uma mensagem em massa quase como marketing por e-mail, no entanto, eles a receberão como qualquer outra mensagem normal. As listas de transmissão são ótimas porque ajudam você a economizar tempo, especialmente quando você está enviando atualizações de conteúdo em massa, por exemplo, atualizações de produtos ou alertas de estoque baixo.
Mas a desvantagem dessa estratégia é que, se o cliente não salvou suas informações de contato em seu dispositivo móvel, ele não receberá seu conteúdo, então tente incentivá-lo a salvar seu número comercial em seus contatos, como faria com um cabeleireiro .
Atualizações de status
Eles funcionam exatamente da mesma forma que as histórias no Snapchat e no Instagram, com duração de 24 horas, você pode compartilhar mídia com seus contatos.
Veja como configurá-los:
- Abra seu WhatsApp e vá para a guia Status
- Clique na ferramenta de lápis ou na ferramenta de câmera
- Você pode editar quem vê essas atualizações de status clicando nas configurações de privacidade
- Um bônus de usar isso é que você pode ver quem visualizou suas atualizações de status. Isso é útil para ver quem está engajado ativamente com sua marca para que você possa segmentá-los para futuras campanhas ou mensagens de transmissão
É grátis!
O WhatsApp Business não custa nada para baixar da loja e não tem nenhum custo envolvido na configuração da página.
Desvantagens de usar o WhatsApp Business
Já tem uma base de clientes
Não adianta ter uma estratégia para vender no WhatsApp se você não tem contatos suficientes para fazer dar certo. Se você está vendendo nesta plataforma, o ideal é já ter uma base de clientes para aproveitar ao máximo a plataforma. Ter um grupo que o ajudará a promover e compartilhar suas páginas é fundamental. Caso contrário, isso nos leva à próxima desvantagem de usar o WhatsApp para vender.
Só é possível encontrar sua página por meio de um link
O Whatsapp não possui um mecanismo de pesquisa integrado, por isso é altamente improvável, se não impossível, que os clientes encontrem aleatoriamente sua página comercial. Você depende de pessoas que compartilham sua página ou já têm interesse em comprar seu produto.
Os clientes já devem ter o WhatsApp para interagir com você
As pessoas terão que ter o WhatsApp já instalado para que você converse com elas e recebam suas mensagens de transmissão, atualizações de status e link para compartilhar sua página.
Nenhum fluxo de pagamento/checkout no WhatsApp Business
Você terá que redirecionar os clientes por meio de sites de pagamento externos, o que pode aumentar o abandono do carrinho.
Hiropag – No caso das revendedoras Hiroshima, elas podem usar o aplicativo de pagamentos próprio. O HiroPag é uma ferramenta onde as Revendedoras Hiroshima podem receber pagamentos em cartão de suas clientes, sem maquininha! Tudo pelo celular, via WhatsApp, de forma super segura e muito simples.
- A Revendedora entra no aplicativo Hiroshima, acessa HiroPag no menu.
- Digita o nome da Cliente, o valor da compra e envia o link de pagamento para o WhatsApp da Cliente.
- A Cliente acessa o link, preenche os dados do cartão e pronto!
- Venda finalizada!
Deve manter o pessoal e o trabalho separados
O WhatsApp Business exigirá que você se registre com um número de celular. Mencionamos anteriormente que é uma boa ideia ter um número separado para sua conta do WhatsApp Business para não confundir seus bate-papos pessoais e comerciais.
Implicações legais
O WhatsApp Business não possui um banco de dados de sistema de marketing por e-mail/CRM (Customer Relationship Management), portanto, coletar endereços de e-mail para campanhas pode ser difícil.
Além disso, mensagens em massa sem qualquer tipo de personalização não são muito atraentes, então talvez tente personalizar suas mensagens com o nome do cliente e o que ele comprou anteriormente de você como exemplo.