Como criar metas efetivas e funcionais

Como criar metas efetivas e funcionais talvez você ainda não saiba. Mas sabe que metas bem traçadas podem contribuir muitíssimo para uma realização profissional, não é mesmo? Não apenas para essa área da vida, mas em todas as outras. Quando estipulamos objetivos concretos e realistas, nossos potenciais são trabalhados de maneira “quase mágica”!

“Quase mágica” (entre aspas) porque na verdade, o segredo é planejamento, disciplina e determinação!

O que você precisa para planejar sua carreira, sua vida afetiva ou algum sonho que estava guardado na gaveta e nesse ano pretende realizar?

Nós respondemos!

Você precisa estabelecer metas reais e estratégias adequadas para alcançá-las. Quer ver só?

 

Em primeiríssimo lugar, você deve ser responsável pelo seu próprio desenvolvimento. Chega de dar desculpas para si mesmo – ou colocar a culpa nos outros.

Assuma de vez o controle do seu tempo com nossas dicas!

 

O que é uma meta e como criá-la?

Como criar metas efetivas e funcionais 1

O que é uma meta? Meta é uma pequena tarefa que você deve realizar para chegar a um objetivo. Para estabelecer uma meta é importante saber duas coisas: o objetivo e o motivo.

Por exemplo, Se você adoraria viajar de férias para o nordeste, por exemplo, a viagem é o objetivo, enquanto as férias merecidas são o motivo. Dessa forma, a meta principal será poupar um determinado valor todos os meses.

Uma meta deve ter critérios realistas e um motivo que transcenda situações específicas. Por exemplo:

Para é tão importante estudar (objetivo) que mesmo em dias de chuva forte você, você não se importa em enfrentar uma tempestade (situação específica) para chegar à aula. Para você, o conhecimento é a coisa mais importante de sua vida (motivo).

 

Autogerenciamento e noção de tempo

Como criar metas efetivas e funcionais 2

Para conseguir cumprir as metas estabelecidas, é importante aprender a se autogerenciar. Isso significa ter noção do próprio tempo e o que, dentro dele, é possível cumprir.

Tendo sua agenda em perspectiva – ou seja, quando você acorda, você sabe exatamente o que fazer – você terá mais sucesso na realização das tarefas.

O autogerenciamento é simples quando as tarefas estão estabelecidas. Sendo assim, uma dica altamente funcional é organizar o dia ao fim do dia anterior ou antes de dormir.

 

Expectativas x Realidade

Como criar metas efetivas e funcionais 3

Para estabelecer metas efetivas e funcionais é importante ser realista. Isso não quer dizer que você não deva sonhar alto. Significa apenas que deve considerar que uma meta depende de tarefas diárias. Portanto, o que é possível fazer todos os dias – rumo à meta – que o fará conseguir alcançá-la no prazo de determinado tempo?

Por exemplo, se você deseja conquistar o corpo parecido com o de uma celebridade que você adora, é importante se perguntar: “É possível conquistar esse corpo considerando o tempo que tenho disponível para malhar, meu tipo de dieta, meu biotipo e minha disposição para mudar hábitos que não me fazem bem?”

 

Intensidade x Frequência

Como criar metas efetivas e funcionais 4

Frequência é melhor que intensidade. Ou seja, se deseja emagrecer, é melhor que você vá à academia todos os dias por 30 minutos do que malhar duas horas seguidas em apenas um dia da semana.

O mesmo vale para a alimentação. Uma dieta equilibrada é mais importante do que você cortar todas as coisas que adora e, no dia que passar vontade, ceder e comer demais.

 

Importante ou urgente?

Como criar metas efetivas e funcionais 5

Comece o dia fazendo o urgente, porque significa que tem prazo. Ser responsável com prazos é determinante para uma carreira ou trajetória de sucesso. Em seguida, cuide do mais importante e o mais difícil. Depois, cumpra as demais tarefas, pois será muito mais fácil.

 

Significados só seus

Como criar metas efetivas e funcionais 6

Algo que atrapalha bastante na hora de cumprir metas é não considerar o que é importante apenas para você – e então passar a ouvir outras pessoas mais do que deve.

Por exemplo: sair com os amigos por insistência deles quando o que você quer e deve fazer é estudar por algumas horas a fim de conseguir passar naquele concurso público tão almejado.

Quando os seus significados são ignorados, é comum ouvir: “Ah, amanhã você estuda, relaxe um pouco”. Respeite os seus significados.

 

Descanse, não desista

Como criar metas efetivas e funcionais 7

Quando você estabelece um bom plano de execução consegue encaixar momentos de lazer, horas para estar com a família e até para a religião, que costuma munir de entusiasmo e determinação para a realização dos objetivos, principalmente em dias que o desânimo bater. É importantíssimo descansar para que não pense em desistir. Distinguir as duas palavras ajuda demais a realizar metas diárias.

 

Sua meta pede competência?

Como criar metas efetivas e funcionais 8

Por fim, é importante se perguntar se sua meta necessita de habilidades específicas. Por exemplo, se você sonha em abrir uma loja de roupas, precisa se perguntar se conseguirá administrar um negócio. Saberá como gerenciar o caixa? Precisará buscar competências específicas?

Dica: Nunca despreze o conhecimento de algo que deseja de verdade. Não opte pelos atalhos!

 

É isso. Com certeza, com essas dicas, você conseguirá cumprir todas as suas metas e realizará todos os seus sonhos, inclusive, poderá aplicar tudo o que aprendeu aqui aos seus negócios, e se tornar uma Revendedora de sucesso. Afinal, já vimos que a organização faz toda a diferença!

Se você ainda não revende, cadastre-se agora mesmo e mude a sua vida!

Como criar metas efetivas e funcionais 9