Prevenção do câncer de mama: a importância dos exames regulares


Você tem 40 anos ou mais? Se sim, hoje nosso bate-papo é com você. Com certeza você já ouviu falar na importância do autoexame para a prevenção do câncer de mama, certo? Pois é… A doença trata-se de um tumor maligno que se desenvolve no tecido da mama, por isso é importante que mulheres a partir dos 40 anos desenvolvam uma rotina de autoexame, em casa mesmo, a fim de garantir o tratamento precoce.

Infelizmente, esse é o tipo câncer mais comum entre as mulheres e o segundo mais frequente, de forma geral. O problema é global e crescente, e em alguns países a consciência da prevenção leva as mulheres com mais precisão e rapidez à cura, porque elas entendem a importância do autoexame. Em caso de diagnósticos em estágios avançados, as chances de cura ficam bastante reduzidas…

Imprensa, instituições públicas e empresas estão cada vez mais engajadas em estratégias para aumentar o diagnóstico precoce do câncer de mama. Ao contrário do que se pensa, homens podem, sim, desenvolver esse tipo de câncer, mas em mulheres a probabilidade aumenta de 100 a 150 vezes! Está claro que a atenção deve ser triplicada quando o assunto é câncer de mama?

Aprender e praticar o autoexame, portanto, é fundamental. Estima-se que até 90% dos casos são detectados pelas próprias mulheres. E, mesmo considerando que dá um pouco mais de trabalho, faça uma mamografia pelo menos uma vez ao ano.

Hábitos para a prevenção do câncer de mama

É importante ressaltar que determinados hábitos tendem a aumentar os riscos, como sedentarismo, obesidade, má alimentação, uso de cigarros e consumo excessivo de álcool. Em contrapartida, é unânime entre os especialistas que uma alimentação saudável, baseada no consumo de frutas, vegetais e grãos integrais, previne, controla e minimiza o impacto do diagnóstico.

Quem precisa fazer o autoexame?

Mulheres de 40 a 44 anos podem começar nos métodos preventivos; dos 45 a 54 anos a mamografia deve ser realizada todos os anos. Acima dos 55, pode ser a cada dois anos ou continuar na rotina estabelecida.

Em consultas regulares, peça o exame clínico da mama, que consiste no apalpar dos seios, das axilas e da área logo abaixo da clavícula. O objetivo é verificar se há alguma anormalidade na textura da pele, nódulos, pontos de dores ou alteração no tamanho dos seios. No mais, mantenha hábitos alimentares saudáveis, pratique exercícios físicos e faça check-ups regularmente.

Juntas na prevenção do câncer de mama, combinado?