Empreendedorismo: para dominar essa arte, é preciso prestar atenção, primeiro, a um detalhe essencial: o fluxo de caixa.
Com nossas dicas de empreendedorismo, você aprende sobre suas finanças de maneira descomplicada e já começa a se organizar hoje mesmo, quer ver?
Administração de finanças não é bicho de sete cabeças, é necessário apenas separar alguns minutinhos do dia – e, sim, fazer um pouquinho todos os dias. Com o fluxo de caixa em dia, você tem mais controle sobre suas vendas e sobre o seu faturamento. Mas vamos aos poucos!
Primeiro, é bom você entender o que é fluxo de caixa, certo? Bom, fluxo de caixa é um método, uma rotina que, ao segui-la, garantirá sua agilidade como empreendedora. Agilidade?
Sim, você saberá exatamente:
- O tanto de dinheiro que tem em caixa,
- O quanto tem para receber,
- Quais são as contas que tem para pagar,
- O quanto possivelmente ganhará de lucro.
Isso tudo deixará você mais ágil para tomar decisões!
O fluxo de caixa é um aliado do planejamento financeiro das suas vendas. Por meio dele, você acompanha a movimentação do caixa, sabendo exatamente quais são as entradas e as saídas durante determinado intervalo de tempo.
É pelo fluxo de caixa que você pode adotar medidas que vão melhorar a organização do seu dia a dia, possibilitando, por exemplo, que você:
- Preveja momentos críticos (fim de mês vende menos),
- Excesso de caixa (permite estocar alguns modelos de looks atemporais e bastante procurados, ou seja, venda certa),
- Tenha ideia da margem de lucro que obterá na venda dos produtos (esticando ou diminuindo, conforme a necessidade).
Uma das grandes vantagens do fluxo de caixa é que ele permite explicar o passado. Ou seja, você consegue ver por que em determinado mês o lucro foi tão baixo.
O fluxo de caixa permite, então:
- Analisar,
- Entender,
- Decidir.
Mãos à obra! Vamos às dicas práticas de como começar o seu fluxo de caixa:
Primeiro, estabeleça o período que será compreendido no planejamento:
- Diário,
- Semanal,
- Mensal
Segundo, você deve anotar todos os gastos:
- A quantidade de dinheiro que recebeu de suas clientes,
- Se você pagou, por exemplo, entregador para levar os produtos,
- Se você se alimentou fora de casa durante as visitas às clientes.
- Pegou empréstimo? Quanto é a parcela por mês?
- Você usa cartão de crédito?
Uma dica extra: é muito importante anotar os gastos em aplicativos, como o de transporte e de alimentação. Principalmente se o pagamento é direto via cartão de crédito, você pode acabar se perdendo nos gastos. E mais: não conte com a sua memória. Anote!
Acredite, se você conseguir registrar toda a movimentação financeira do seu cotidiano, você poderá viabilizar seus projetos. Com organização, tudo é possível!
E conte com a Hiroshima para isso, viu? Podendo garantir a sua renda extra sem nenhum investimento. O lucro é garantido, ainda não é uma Revendedora? Conte com a Hiroshima se precisar aumentar a sua renda sem nenhum investimento. Peça agora mesmo, gratuitamente seus Catálogos, você ganha até 20% de desconto em cima de suas vendas. Você já vai começar do jeito certo.
Faça seu cadastro agora mesmo clicando no botão abaixo!