Novembro Azul: mês mundial de combate ao câncer de próstata!

Novembro é o mês mundialmente conhecido como o período de combate ao câncer de próstata.

O movimento Novembro Azul surgiu em 2003 na Austrália devido ao dia mundial de combate ao câncer de próstata, comemorado sempre no dia 17 de novembro.

No Brasil, a iniciativa só começou a ganhar força a partir de 2014, quando o Instituto Lado a Lado pela Vida realizou diversas ações em todo o território nacional, onde além de quebrar o tabu com discursos de conscientização, também promoveu iluminação especial azul em pontos turísticos espalhados pelo país. Tudo com o objetivo de divulgar e chamar atenção sobre a necessidade de prevenção contra o câncer de próstata.

Desde então, muitas pessoas e organizações se propõem a divulgar o tema com o objetivo de fortalecer a campanha mundial.

A Hiroshima apoia essa causa

novembro azul 1 Hiroshima

A Hiroshima, logicamente, não fica de fora dessa, e assim como já fazemos nos anos anteriores, em 2019 seguimos apoiando a causa na luta contra a segunda doença mais comum entre os homens.

Para isso, desenvolvemos materiais especiais com cunho explicativo e um dia temático. Tudo isso de forma leve e descontraída, afinal, acreditamos que informação com clareza é uma grande arma para quebrar os tabus que rondam a prevenção do câncer de próstata.

Fique por dentro!

Agora que você já sabe o que é o Novembro Azul, quando e onde ele surgiu, entenda a importância de prevenir a doença:

O que é próstata, afinal?

A próstata é uma glândula presente no corpo masculino, que fica localizada abaixo da bexiga e à frente do reto. O órgão, que tem um formato que lembra uma noz, envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina é eliminada da bexiga.

O que é câncer de próstata?

O câncer de próstata consiste no desenvolvimento e multiplicação anormal das células da glândula, que podem provocar o surgimento de um tumor. O câncer de próstata é o segundo mais incidente entre os homens no Brasil, e fica atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

Quais são os sintomas?

Normalmente a doença não apresenta sintomas em sua fase inicial, e em alguns casos, os sintomas são parecidos com o crescimento benigno da próstata, como por exemplo, a dificuldade de urinar, a diminuição no jato urinário, ou a necessidade de urinar mais vezes durante o dia/noite.

Na fase mais avançada da doença, o paciente pode apresentar sangue na urina, ter dores nos ossos, ou até mesmo infecção generalizada ou insuficiência renal.

Quando procurar um médico?

Quando o homem perceber sintomas sugestivos da doença, ou quando pertencer ao grupo com maior chance de desenvolver a doença (idade igual ou superior a 50 anos, ou acima de 45 com incidência na família).

Todos esses homens podem e devem realizar o exame de toque retal e de sangue para avaliar a dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico).

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é realizado através de exames clínicos e laboratoriais específicos, como o toque retal e o PSA. Este último é solicitado anualmente para acompanhar as alterações da próstata. O resultado, quando alterado, pode indicar situações como inflamações, infecções, hiperplasia (crescimento benigno) e também o surgimento do câncer de próstata. Ambos os exames servem para indicar a necessidade da biópsia da próstata (retirada e análise de fragmentos da glândula e única forma de confirmar uma suspeita de câncer).

O Ministério da Saúde recomendada a realização dos exames quando há presença de sinais e sintomas da doença.

Estatísticas importantes

  • De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer – Ministério da Saúde), no ano de 2018 foram constatados 68.220 casos, e em 2017, o número de óbito em decorrência do câncer de próstata chegou a 15.391;
  • Em média, 61.000 brasileiros têm câncer de próstata por ano;
  • 10% dos homens ainda afirmam não realizar o exame por preconceito e/ou tabu.

Previna-se!

Adotar hábitos saudáveis diminui o risco de várias doenças, inclusive o câncer. O Ministério da Saúde recomenda:

  • Manter uma alimentação saudável e equilibrada;
  • Não fumar;
  • Identificar e tratar adequadamente a pressão alta, diabetes e problemas de colesterol;
  • Manter um peso saudável;
  • Praticar regularmente atividades físicas.
Novembro Azul: mês mundial de combate ao câncer de próstata! 1

Cuide-se! Não deixe que o Novembro Azul seja apenas um período do seu calendário. Adquira hábitos saudáveis, acostume-se com a prevenção, e liberte-se dos tabus. O diagnóstico precoce pode salvar vidas!

Hiroshima,

Uma relação de respeito com você.