Como vender online: dicas para atender bem suas clientes!

Um excelente atendimento é a alma do negócio. Foi-se o tempo em que era a propaganda. Porque de nada adianta conseguir atrair clientes se elas não compram – ou compram apenas uma vez. Como garantir o nível de excelência? É o que você aprenderá hoje com as dicas especiais da Hiroshima!

Seja rápida

Um excelente atendimento começa pela rapidez. Ninguém gosta de ficar esperando, seja para comprar, realizar pagamentos ou na busca de uma solução para determinado problema. Sendo assim, seja rápida para responder, nem que seja para cumprimentar e pedir mais alguns minutinhos para conversar melhor, logo em seguida. Essa rapidez, contudo, não deve transparecer afobação. Com calma, dê início à conversa e escreva com atenção. Veja o próximo tópico!

Escreva de forma clara

Antes de enviar qualquer mensagem, releia para corrigir possíveis erros de gramática e para checar se o que deseja falar está escrito de forma clara. Para passar uma boa impressão é imprescindível falar corretamente. Preste atenção nas vírgulas, nos pontos finais. Releia em voz alta, se for preciso. É uma dica de ouro! Evite começar uma conversa pedindo desculpas, porque demonstra amadorismo e insegurança. E use sempre as palavras mágicas: “Bom dia!”, “Em que posso ajudar?”, “Com licença”, “Por favor”, “Muito obrigada”. E, sim, se precisar, “Sinto muito”.

Seja espontânea

Uma dica infalível para atender bem suas clientes é ser espontânea. Cá entre nós: é bem chatinho quando alguém se comunica de maneira automática, parecendo um robô, não é mesmo? Esse pode ser, portanto, um grande diferencial do seu atendimento.

Use emojis moderadamente

Emojis são aliados na comunicação, porque dão leveza às conversas, mas é importante saber dosar o uso, para não infantilizar a conversa. Eles devem ser apenas a “cereja do bolo”, certo?

Peça permissão

Principalmente se você faz suas vendas por WhatsApp, só envie áudios, fotos, links e vídeos com permissão. Sobretudo os áudios. Não pressuponha que suas clientes possam ouvir, então, pergunte antes. É um tremendo diferencial. “Você prefere ser atendida por áudio?”, ou “Posso enviar um áudio para explicar melhor?”. Temos certeza de que isso deixará uma impressão muitíssimo positiva.

Antecipe-se nas soluções

Suas clientes entrarão em contato com você à procura de algo, mesmo que não seja nada urgente ou crucial. Ou seja, elas estarão buscando uma solução, mesmo que não saibam disso. O melhor atendimento é aquele que resolve uma necessidade. Por isso, antecipe-se. Esta é uma excelente forma de vender mais. Se uma cliente comprou um vestido, ofereça itens de maquiagem ou semijoias, por exemplo, para completar a produção.

Faça o pós-venda

Revendedora que faz o pós-venda tem mais chances de fidelizar clientes. O que isso significa? Mande uma mensagem – depois de mais ou menos uma semana –, perguntando se deu tudo certo com o uso do produto. Se você vendeu um vestido longo para um jantar, pergunte como foi e se gostou do caimento, se causou boa impressão. Cuide para não ser invasiva, mas demonstre interesse. No final, coloque-se à disposição para ajudá-la em outras ocasiões, mesmo que seja corriqueira. Diga que revende itens de moda, casa, cosméticos, entre outros.

Com essas dicas, você fidelizará suas clientes, aumentará sua receita e de quebra ainda conquistará o coração de todas elas.

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